A exibição será no domingo, enquanto os músicos combinam a música aos elementos de sonoplastia e efeitos sonoros
Metropolis, drama expressionista de ficção científica, clássico do “cinema silencioso”, será exibido na íntegra, enquanto os músicos presentes interpretam sonoramente a narrativa do filme combinando música aos elementos de sonoplastia e efeitos sonoros. O evento está marcado para domingo, dia 12, às 18h, no teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural de Rio do Sul. O acesso é gratuito.
Um espetáculo musical criado por Diogo de Haro e executado em parceria com Johanna Hirschler para o filme alemão de 1927, dirigido por Fritz Lang. É o filme mudo mais caro já produzido, custando aproximadamente US$ 15 milhões, ajustados para a moeda atual. Em 2008, foi encontrada na Argentina uma cópia do filme com 30 minutos a mais do que qualquer outra cópia.
A turnê será realizada em 10 cidades de Santa Catarina, resultado da seleção no Programa de Integracão e Descentralizacão da Cultura – SC IDC.
Sinopse
Metropolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Jon Fredersen, um insensível capitalista cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria, a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos deles.
Prefeitura Municipal de Rio do Sul | Fundação Cultural de Rio do Sul | 2025 | Rua Ruy Barbosa, 204 - Bairro Budag - Rio do Sul - SC | Fone/Fax:(47) 3521-7702