[FCRS] Fundação Cultural de Rio do Sul » Semana da Consciência Negra: música, teatro, debates, homenagens…
8 de novembro de 2018

Semana da Consciência Negra: música, teatro, debates, homenagens…

Acarnap realiza a quinta edição do evento de 6 a 23 de novembro | Foto: Tiago Amado

Rio do Sul realiza mais uma edição da Semana da Consciência Negra com 16 atividades gratuitas de música, teatro, cinema, exposição, debates e homenagens. A quinta edição do evento será realizada de 6 a 23 de novembro pela Associação Cultural Anastácia da Raça Negra (Acarnap) e recebe o apoio da Fundação Cultural de Rio do Sul.

As atividade serão todas gratuitas e iniciam dia 6, com o show da banda Tin Tin Dao e o lançamento do álbum Transit (Projeto contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura), na Fundação Cultural, às 20h. No dia seguinte, inicia a mostra Ori Exposição da Cultura Negra, que segue até 23 de novembro, também na Fundação.

A programação abrange ainda o Sonora Brasil do Sesc (de 7 a 10), Noite da Beleza (dia 8), as sessões de cinema com o filme Atlântico Negro – A Rota dos Orixás (dia 9) e filmes temáticos (dia 12), além da apresentação cênica do conto A Lenda do Rio Bernunça (dia 13) e o espetáculo Negro Ser (dia 14).

Dia 19, tem a Sessão Solene da Câmara de Vereadores com a entrega da comenda Escrava Anastásia, homenagem e coquetel afro. Dia 20, tem o Sarau da Literatura Negra e dia 21 a Roda de conversa: a beira da história. O IV Seminário Municipal da Não Violência Contra a Mulher também faz parte da programação, assim como a Noite da Beleza no Condomínio Marcolino Martinho Felippe (Barra do Trombudo), ambos no dia 22. E no dia 23, tem a degustação gastronômica temática Isto é Brasil, os sabores da diversidade.

O evento traz uma frase da escritora, poetiza e ativista dos direitos humanos Maya Angelou como tema e reflexão para os debates: “O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível”. As atividades marcam a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra na cidade, que passou a integrar o calendário oficial de eventos de Rio do Sul através da Lei nº 4435, de 31 de agosto de 2006.

A 5ª Semana da Consciência Negra recebe também o apoio da Prefeitura Municipal, Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Federal Catarinense (IFC-Rio do Sul), Câmara de Vereadores, e Design Cursos. Programação com detalhes no www.fundacaocultural.art.br e (47) 3521 7702

5ª Semana da Consciência Negra de Rio do Sul
Programação gratuita

06/11 – 20h: Show Tin Tin Dao (lançamento do álbum Transit/Projeto contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura)