[FCRS] Fundação Cultural de Rio do Sul » Exposição Recri/Recre/Ação une arte, memória e natureza
14 de maio de 2018

Exposição Recri/Recre/Ação une arte, memória e natureza

Mostra com esculturas alternativas sustentáveis de Beliria Boni abre dia 16 de maio, em Rio do Sul

Mostra com esculturas alternativas sustentáveis de Beliria Boni abre dia 16 de maio, em Rio do Sul

Recriar, reciclar, reutilizar, reaproveitar, reconstruir, reaprender, relembrar… são algumas palavras que conceituam a exposição da artista visual Beliria Boni que chega a Rio do Sul. A mostra Recri/Recre/Ação abre dia 16 de maio, às 19h30min, na Galeria de Arte da Fundação Cultural, que promove o evento numa parceria com a Fundação Cultural de Blumenau.

Recri/Recre/Ação conta com obras que vão muito além da reciclagem e é um resgate das brincadeiras e brinquedos infantis com valores culturais e lugar no folclore, como a peteca, a amarelinha e a ciranda.

A mostra reúne cerca de 30 esculturas sustentáveis e alternativas, feitas a partir do reaproveitamento de materiais de descarte, como sacolas plásticas, estruturas de sombrinhas e madeiras. Os acabamentos são feitos em pátina, cera e tinta acrílica, que deixam as peças em tons de bronze e cobre.

O tema da exposição foi desenvolvido a partir de pesquisas de materiais e das memórias da infância da artista em harmonia com a natureza. São obras instigantes ao toque, algumas interativas, que retratam cenas vividas e revividas, revelam alegrias, remetem ao tempo de criança e resgatam memórias, valores e a sintonia entre homem e ambiente.

A mostra propõe uma interligação entre a educação ambiental e a educação infantil, instigando uma reflexão sobre a vida, o homem e o planeta. Um dos objetivos é conscientizar sobre o uso desenfreado do plástico, a importância das brincadeiras infantis e a preservação do meio ambiente.

Beliria Boni é natural de Blumenau e iniciou suas atividades artísticas em 1981. Participou de mais de cem exposições coletivas, 19 individuais, seis leilões e quatro salões. Atuou com curadoria e montagens de exposições de artes plásticas, como conselheira suplente de cultura em Blumenau e como conselheira do Museu de Arte de Blumenau (MAB). É associada à Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e participa do grupo Botina, de pesquisa em cerâmica. Possui 135 obras em acervos particulares e museus no Brasil e no exterior.

A visitação é gratuita e segue até 8 de junho, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Horários alternativos podem ser agendados: (47) 3521 7702 e adm@fundacaocultural.art.br.

Exposição Recri/Recre/Ação
Esculturas alternativas e sustentáveis de Beliria Boni
Abertura 16 de maio, 19h30
Visitação até 8 de junho, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204 – bairro Budag)
Informações: (47) 3521 7702

Tiago Amado
Equipe de Comunicação
Fundação Cultural de Rio do Sul
(47) 3521 7702 / 98806 6114

Veja também

Prefeitura Municipal de Rio do Sul | Fundação Cultural de Rio do Sul | 2018 | Rua Ruy Barbosa, 204 - Bairro Budag - Rio do Sul - SC | Fone/Fax:(47) 3521-7702

X