[FCRS] Fundação Cultural de Rio do Sul » Exposição Recri/Recre/Ação une arte, memória e natureza
14 de maio de 2018

Exposição Recri/Recre/Ação une arte, memória e natureza

Mostra com esculturas alternativas sustentáveis de Beliria Boni abre dia 16 de maio, em Rio do Sul

Recriar, reciclar, reutilizar, reaproveitar, reconstruir, reaprender, relembrar… são algumas palavras que conceituam a exposição da artista visual Beliria Boni que chega a Rio do Sul. A mostra Recri/Recre/Ação abre dia 16 de maio, às 19h30min, na Galeria de Arte da Fundação Cultural, que promove o evento numa parceria com a Fundação Cultural de Blumenau.

Recri/Recre/Ação conta com obras que vão muito além da reciclagem e é um resgate das brincadeiras e brinquedos infantis com valores culturais e lugar no folclore, como a peteca, a amarelinha e a ciranda.

A mostra reúne cerca de 30 esculturas sustentáveis e alternativas, feitas a partir do reaproveitamento de materiais de descarte, como sacolas plásticas, estruturas de sombrinhas e madeiras. Os acabamentos são feitos em pátina, cera e tinta acrílica, que deixam as peças em tons de bronze e cobre.

O tema da exposição foi desenvolvido a partir de pesquisas de materiais e das memórias da infância da artista em harmonia com a natureza. São obras instigantes ao toque, algumas interativas, que retratam cenas vividas e revividas, revelam alegrias, remetem ao tempo de criança e resgatam memórias, valores e a sintonia entre homem e ambiente.

A mostra propõe uma interligação entre a educação ambiental e a educação infantil, instigando uma reflexão sobre a vida, o homem e o planeta. Um dos objetivos é conscientizar sobre o uso desenfreado do plástico, a importância das brincadeiras infantis e a preservação do meio ambiente.

Beliria Boni é natural de Blumenau e iniciou suas atividades artísticas em 1981. Participou de mais de cem exposições coletivas, 19 individuais, seis leilões e quatro salões. Atuou com curadoria e montagens de exposições de artes plásticas, como conselheira suplente de cultura em Blumenau e como conselheira do Museu de Arte de Blumenau (MAB). É associada à Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e participa do grupo Botina, de pesquisa em cerâmica. Possui 135 obras em acervos particulares e museus no Brasil e no exterior.

A visitação é gratuita e segue até 8 de junho, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Horários alternativos podem ser agendados: (47) 3521 7702 e adm@fundacaocultural.art.br.

Exposição Recri/Recre/Ação
Esculturas alternativas e sustentáveis de Beliria Boni
Abertura 16 de maio, 19h30
Visitação até 8 de junho, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min