[FCRS] Fundação Cultural de Rio do Sul » Grupo K-Teatro apresenta o espetáculo Figo em Rio do Sul
9 de abril de 2018

Grupo K-Teatro apresenta o espetáculo Figo em Rio do Sul

Companhia circula pelo projeto Estação Cultural da Fundação Catarinense de Cultura | Foto: Daniel Zimmermann

O Grupo K-Teatro apresenta em Rio do Sul o espetáculo Figo através da programação do projeto itinerante Estação Cultural que é promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Na cidade, a apresentação é sediada pela Fundação Cultural, na sexta-feira, 13 de abril, 19h, no Espaço Alternativo. A peça é indicada para maiores de 18 anos, tem entrada gratuita e limitada a 50 espectadores.

Figo conta a história de um rapaz que, em conversa com amigos, lembra de situações e amores vividos: uma noite inesquecível no Chile; o sabor do vinho; o carnaval; um samba bonito; um corpo, que por acaso era de homem, gostando de outro corpo, que por acaso era de homem também; fogos de artifício; as plêiades… Com a riqueza de cada detalhe, as histórias se intensificam e questões sobre amor e preconceito são levantadas.

Nas pesquisas para o espetáculo, o Grupo buscou contos que revelassem o verdadeiro amor entre homens e entrou em contato com o livro Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu, onde está publicado o conto Terça-Feira Gorda. A dramaturgia da peça foi sendo composta a partir do conto citado, da pesquisa, de experiências do ator Rafael Koehler e de textos do mesmo e do dramaturgo blumenauense Gregory Haertel, escritos especialmente para o espetáculo. A direção ficou a cargo de Pépe Sedrez e a atuação com Rafael Koehler.

De acordo com o Grupo K, que é de Blumenau, um dos objetivos é levar para a cena problemas da sociedade contemporânea, como o preconceito contra os homossexuais. Para a companhia, o amor entre pessoas do mesmo sexo foi considerado, durante séculos, como um crime hediondo, um pecado, e, assim, por mais que possa parecer um tema batido, é fato que homens e mulheres não têm a possibilidade de viver abertamente um amor homossexual.

Espetáculo teatral Figo – Grupo K (Projeto Estação Cultural da Fundação Catarinense de Cultura)
13 de abril (sexta-feira), 19h
Entrada gratuita e limitada a 50 espectadores

Classificação 18 anos