[FCRS] Fundação Cultural de Rio do Sul » Conferência vai definir o Plano Municipal de Cultura de Rio do Sul
12 de abril de 2018

Conferência vai definir o Plano Municipal de Cultura de Rio do Sul

ConCult e pré-conferência vão definir o Plano Municipal de Cultura e eleger novos conselheiros

Artistas, produtores, pesquisadores e público estão convidados para a ConCult e Pré-Conferência de Cultura

Rio do Sul promove mais dois importantes momentos de debate sobre a construção do contexto artístico e cultural da cidade. Na Pré-Conferência de Cultura, sábado, 14 de abril, serão apresentados os principais marcos do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e feita a revisão do Plano Municipal pelas setoriais. Será na Fundação Cultural, das 8h às 18h. Esse é um momento para o público ouvir e opinar sobre áreas de atuação ou de afinidade.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura será um grande encontro de artistas, agentes, produtores, professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais ou interessados na área: 19 de maio, na Fundação Cultural, das 8h às 18h.

A ConCult servirá para a leitura final do Plano Municipal de Cultura e a eleição dos representantes da sociedade civil do CMPC. Após finalizado, o plano deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores a fim de que se consolide como lei. Na ConCult, também haverá debates sobre as ações, projetos e a gestão de políticas públicas.

O CMPC é o colegiado permanente do Sistema Municipal de Cultura e possui caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador. É constituído por oito membros do poder público e oito membros da sociedade civil, além de 16 suplentes. O colegiado deve ter representantes eleitos nas seguintes áreas: Artes Visuais, Design e Moda; Audiovisual e Comunicação em Cultura; Artes Cênicas; Música; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Material e Memória; Patrimônio Imaterial e Identidade; Formação em Cultura.

As inscrições para participar da pré-conferência estão abertas no www.smcriodosul.com.br e via formulário impresso disponível na secretaria da Fundação Cultural, além de ser possível fazê-la no dia do evento.

O que é o Conselho e o Sistema Municipal de Cultura

A Fundação Cultural gerencia o Sistema Municipal de Cultura, que abrange o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal de Cultura. A instituição mobiliza o CMPC, que reúne regularmente os membros e participa da construção do Sistema Municipal de Cultura.

O Conselho é também o órgão que fiscaliza e participa de decisões em políticas públicas, como o Fundo Municipal de Cultura (instituído em Rio do Sul como o Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura). Este é o principal mecanismo municipal para o financiamento de projetos da sociedade civil, inscritos e aprovados em editais públicos.

Já o Plano de Cultura é um instrumento de gestão de curto, médio e longo prazo (planejamento de 10 anos) que define os objetivos e compromissos da gestão para a cultura do município. A partir das diretrizes definidas nas conferências, o Plano é elaborado pelo órgão gestor (Fundação Cultural), com a participação do conselho. Deve estar alinhado aos Planos Estadual e Nacional.

Informações e inscrições: www.smcriodosul.com.br e conselho@fundacaocultural.art.br