[FCRS] Fundação Cultural de Rio do Sul » Eventos, formação e projetos culturais em 2017
20 de dezembro de 2017

Eventos, formação e projetos culturais em 2017

Fundação Cultural de Rio do Sul faz balanço positivo das ações do ano | Foto Patrícia Pianesser

Dezembro é o momento de fazer um balanço das ações e se planejar para um novo ciclo. Em 2017, a Fundação Cultural de Rio do Sul realizou 70 eventos próprios, 21 eventos em parceria, além de apoiar diretamente 15 eventos e atividades culturais da cidade com estrutura, sonorização, iluminação, divulgação ou cessão de espaço.

A instituição ainda sediou mais 15 espetáculos, exposições, atividades de formação e lançamentos de projetos contemplados pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura e executados por artistas, produtores e coletivos locais.

E foi também um ano de novos projetos e eventos: Cultura na Praça, Feira Troca-Troca, Pastelada das Estações Culturais dos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança e Santa Rita, Identidade da Escrita e Banda Marcial (reativação), além da participação no Selo Social. A Feira do Livro contou com 60 atividades e somou 18 mil visitantes em seis dias de programação.

“No próximo ano, teremos mais arte e cultura na cidade. Agradecemos a toda a equipe da Fundação Cultural e à comunidade, que apoiou e participou dos cursos, eventos e projetos desse ano. Que tenhamos um abençoado Natal e um novo ano de mais sonhos, realizações e oportunidades para ser mais cultura”, destaca a diretora executiva da Fundação, Angela de Andrade Palhano.

Cursos e bolsas de estudo

Em 2017, foram desenvolvidos novos cursos, como o de Harmonia e Improvisação, Musicalização Infantil e a Oficina de Fotografia. Nas Estações Culturais, os cursos voltaram a ser gratuitos.

Na gestão dos cursos artísticos, será lançado o edital de seleção de candidatos para bolsas de estudo parciais e integrais. As bolsas, até então, eram destinadas a partir de uma lista direta de candidatos com base no cadastro socioeconômico. Com o edital, os candidatos ao benefício também terão de comprovar renda, mas através de um mecanismo mais democrático e transparente. O edital será aberto e divulgado dia 29 de janeiro com os critérios e o cronograma de datas.

Mais recursos para ações da sociedade civil

O Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultural teve mais um edital lançado em 2017, somando um total de R$ 314,5 mil. Foram contemplados 22 projetos de artistas, produtores e coletivos culturais. Todos os recursos já foram destinados aos premiados. O processo de habilitação e seleção também foram etapas importantes, assim como as seis atividades de orientação e oficinas de projeto culturais.

Projetos do Edital Elisabete Anderle destacam a cultura indígena

A equipe da Fundação Cultural inscreveu projetos no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017. Dois deles foram aprovados: Atividade Educativa Cultural Indígena na categoria Patrimônio Cultural e com valor de R$ 20 mil, e História em Quadrinhos – O Povo Laklãnõ/Xokleng, o Povo do Sol na categoria Letras, também no valor de R$ 20 mil. O edital foi lançado pela Fundação Catarinense de Cultura.

Adequação à legislação para contratação de professores e desenvolvimento dos cursos

A Prefeitura e a Fundação Cultural lançaram o edital de chamamento público Nº 001/2017 para receber e selecionar propostas de plano de trabalho de organizações da sociedade civil a fim de manter o desenvolvimento dos cursos artísticos e o trabalho de professores e técnicos. A Associação de Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural de Rio do Sul (Asfuc) apresentou proposta. O lançamento do edital é uma adaptação à legislação vigente, a Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, assim como Decreto nº 6.015 de 14 de fevereiro de 2017.