9 de agosto de 2017

Projetos do Edital Elisabete Anderle destacam a cultura indígena

Ações terão o apoio da Fundação Cultural e Museu Histórico de Rio do Sul | Foto: Tiago Amado

A Fundação Catarinense de Cultura divulgou a lista de aprovados do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017. Dois projetos contemplados vão beneficiar a Fundação Cultural de Rio do Sul e destacam a história e a cultura do povo indígena do Alto Vale do Itajaí.

O projeto Atividade Educativa Cultural Indígena foi aprovado na categoria Patrimônio Cultural, no valor de R$ 20 mil. A diretora do Departamento Histórico, Memorial, Documentos e Patrimônio, Catia Dagnoni, é a proponente da ação que vai resultar em palestras educativas com a temática: Indígenas do Alto Vale do Itajaí: Identidade, Cultura e Pertencimento. As palestras serão gratuitas, abertas ao público e realizadas no Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul. O local foi escolhido por ambientar o tema e conter o acervo com objetos e fotografias que dão suporte à abordagem.

Já o projeto História em Quadrinhos – O Povo Laklãnõ/Xokleng, o Povo do Sol foi aprovado na categoria Letras, também no valor de R$ 20 mil. O proponente é o historiador Rodrigo Wartha, chefe da divisão do Arquivo Público Histórico de Rio do Sul. A proposta é publicar uma história em quadrinhos que aborde os aspectos do cotidiano do povo indígena Laklãnõ/Xokleng, único remanescente desta etnia no mundo e habitante do Vale do Itajaí. O material será distribuído e trabalhado em escolas da Terra Indígena, em Ibirama, e em escolas das redes municipal, estadual e privada de Rio do Sul, com o apoio da Fundação Cultural.

Esta edição do Elisabete Anderle contou com um número recorde de inscritos: foram 1803 projetos enviados, dos quais 1628 se credenciaram na primeira etapa de avaliação. O resultado final soma 175 projetos contemplados. No total, são R$ 5,6 milhões no edital deste ano, que teve todo o processo de inscrição feito on-line. Os recursos são provenientes do Governo do Estado de Santa Catarina, com promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC).