20 de abril de 2017

Circuito FAM de Cinema apresenta filmes premiados em Rio do Sul

Fundação Cultural realiza sessões com curtas-metragens dias 24 e 25 de abril

Filmes premiados no Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) serão exibidos em Rio do Sul. A Fundação Cultural realiza sessões gratuitas do Circuito FAM de Cinema na sede e em Estações Culturais nos dias 24 e 25 de abril. Os filmes Padre, Feriado e Joaquim Bralhador serão apresentados de manhã e à tarde como mais uma atividade da programação cultural dos 86 anos da cidade.

Na segunda-feira, dia 24, a Estação Cultural Bela Aliança sedia as sessões do Circuito FAM, às 9h. Na terça-feira, dia 25, será na Estação Cultural da Barra do Trombudo, também às 9h, e na sede da Fundação Cultural, às 14h. Todas as sessões são abertas ao público e os filmes têm indicação etária para crianças e jovens.

O Circuito FAM de Cinema é pioneiro em realizar exibições simultâneas de filmes pelo interior do estado de Santa Catarina. Esse ano, as sessões ocorrem de 20 a 25 de abril. O objetivo do circuito é descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para o público diverso, sempre gratuitamente.

Como reflexo das discussões e tratativas legais sobre a acessibilidade do audiovisual, todos os filmes presentes nos cinco programas de exibição do Circuito FAM apresentam o recurso de Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

Circuito FAM de Cinema em Rio do Sul

Dia 24/04 (segunda-feira), 9h
Estação Cultural Bela Aliança (Beco Artur Hering, 50 – antiga Estação Ferroviário/Tremtur)

Dia 25/04 (terça-feira)
9h: Estação Cultural do Bairro Barra do Trombudo (Rua Clemente Demarchi, s/n – antiga Estação Ferroviária)
14h: Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204 – Bairro Budag)

Filmes:

Padre, de Santiago ‘Bou’ Grasso
Animação. 2013. Buenos Aires/Argentina.
11:50 min
Classificação indicativa: 10 anos
Curta-metragem vencedor do Prêmio de Melhor Som da Mostra Curtas Mercosul – Júri Oficial
Sinopse: dia após dia, a filha de um militar doente se dedica incessantemente a cuidar de seu pai. A ditadura chega ao seu fim na Argentina, mas não na vida desta mulher.

Feriado, de Alexander Siqueira
Ficção. 2013. Florianópolis/SC
25:20min
Classificação indicativa: 16 anos
Curta-metragem vencedor do Prêmio de Melhor Direção de Arte da Mostra Curtas Mercosul – Júri Oficial
Sinopse: um grupo de amigos passa o feriado numa casa de campo afastada de tudo. Mas o que deveria ser apenas um momento de diversão e relaxamento acaba se tornando o oposto.

Joaquim Bralhador, de Márcio Câmara
Ficção. 2014. Quixeramobim/CE
20min
Classificação indicativa: 12 anos
Curta-metragem vencedor dos Prêmios de Melhor Filme, de Melhor Ficção, de Melhor Roteiro e de Melhor Ator da Mostra Curtas Mercosul – Júri Oficial
Sinopse: bralhar – verbo intransitivo; andadura apressada: o passo mais macio e mais difícil para um cavalo dá o tom poético da obra.